O Campeão Mundial Peso-Pesado de MMA do ONE, “Reug Reug” Oumar Kane, transcendeu os esportes em sua terra natal. Sua vitória por decisão dividida sobre o rei de duas categorias do ONE MMA, Anatoly Malykhin, em novembro passado, o transformou de uma superestrela em uma lenda.
O gigante senegalês destronou o russo, até então invicto, no ONE 169 em 8 de novembro, dentro do Estádio Lumpinee, em Bangcoc, Tailândia. Esse triunfo histórico não lhe rendeu apenas o ouro do campeonato. Ele cimentou seu lugar entre os maiores ícones esportivos do Senegal.
Kane se inspira na rica herança de esportes de combate de seu país. A luta senegalesa forneceu a base para sua jornada rumo à supremacia no MMA. Hoje, ele está no topo da mesma tradição que estudou quando criança.
“Aprendemos sobre todos os nossos heróis do futebol. Tivemos muitos”, disse Kane.
“Nos esportes de combate, a luta senegalesa é uma parte tão importante da nossa cultura, e essa foi a minha educação. Eu comia, bebia e dormia aprendendo sobre essas estrelas e sonhando em me tornar uma delas. Agora, não tenho vergonha de dizer que sou o maior de todos.”
Como a vitória de Reug Reug se tornou monumental para a cultura senegalesa
A vitória de “Reug Reug” Oumar Kane no Campeonato Mundial do ONE em novembro passado, no ONE 169, foi algo verdadeiramente extraordinário. Algo que ele nunca esperou em seus sonhos mais loucos.
Seu triunfo sobre Malykhin agora aparece em livros didáticos senegaleses. Alunos do ensino médio em todo o país estudam seu triunfo como parte de seu currículo.
O rei dos pesados se tornou leitura obrigatória para jovens estudantes senegaleses. Desde sonhos de infância de grandeza esportiva até um estudo de caso educacional, representa uma conquista sem precedentes — poucos atletas transcendem para a cultura pop. E muito raramente suas conquistas se tornam aprendizado obrigatório.
É seguro dizer que a história de Kane serve de inspiração para a próxima geração. E o peso disso não passa despercebido por ele.
“Eu sou um estudo de caso em escolas secundárias agora. Então, quando as crianças estão no ensino médio, há uma prova de matéria onde as perguntas são sobre mim. É incrível”, disse Kane.
“Que honra é para um esportista conquistar na vida. Eu me esforço para ser o melhor esportista que posso ser, mas estar em trabalhos escolares é algo que eu nunca poderia sonhar.”
Fonte: BJPenn.